A Rádio Mais Ouvida em Quirinópolis

(64) 3651-1452

Notícias/Igreja

Papa Francisco, doente, pede desculpas por ausência em missa no Vaticano

"Gostaria de estar entre vocês, mas, como vocês sabem, estou aqui no Hospital Gemelli porque ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite",

Papa Francisco, doente, pede desculpas por ausência em missa no Vaticano
Papa Francisco está com bronquite desde o início de fevereiro de 2025. — Foto: REUTERS/Remo Casilli
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O papa Francisco, que passou as últimas duas noites no hospital, pediu desculpas por perder uma missa no Vaticano neste domingo, dizendo que ainda está sendo tratado de bronquite e agradecendo aos cuidados de seus médicos.

 

Papa Francisco, 88, foi internado em um hospital de Roma na sexta-feira com uma infecção do trato respiratório. Seus médicos ordenaram que ele descansasse, o que o impediu de fazer sua oração regular de domingo aos peregrinos na Praça de São Pedro.

 

"Eu gostaria de estar entre vocês, mas, como vocês sabem, estou aqui no Hospital Gemelli porque ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite", disse Francisco em uma curta versão escrita da oração.

"Obrigado pelo carinho, oração e proximidade com que vocês estão me acompanhando nestes dias, e gostaria de agradecer aos médicos e profissionais de saúde deste hospital por seus cuidados", acrescentou.

 

Seu porta-voz disse aos repórteres no Vaticano que Francisco dormiu bem, tomou café da manhã e leu alguns jornais e que seu tratamento continuaria no domingo.

O cardeal que conduziu a missa no domingo, na ausência de Francisco, abriu o serviço com uma mensagem de apoio.

"Nosso primeiro pensamento vai para o papa Francisco. Oramos por sua saúde, agradecendo a visão e o apoio que ele sempre nos dá", disse o Cardeal José Tolentino de Mendonça durante a missa na Basílica de São Pedro.

Bronquite do papa Francisco

 

Papa Francisco tropeça quando parte de sua bengala se quebra, ao chegar para realizar a audiência do Jubileu na sala Paulo VI no Vaticano. — Foto: REUTERS/Ciro De Luca TPX IMAGES OF THE DAY

Papa Francisco tropeça quando parte de sua bengala se quebra, ao chegar para realizar a audiência do Jubileu na sala Paulo VI no Vaticano. — Foto: REUTERS/Ciro De Luca TPX IMAGES OF THE DAY

 

No início deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um "forte resfriado", que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite. Ele chegou a celebrar audiências em sua casa por conta da doença.

Na primeira vez que teve que pedir para o assessor ler seu discurso, Francisco pediu desculpas, mas não perdeu o bom humor. "Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu", brincou o pontífice durante celebração na última quarta (5).

 

“E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse Francisco em outra ocasião.

 

Após passar o discurso a um assessor pela segunda vez durante homilia no domingo (9), o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

A terceira vez que o papa Francisco pediu para seu assessor ler o discurso foi na quarta-feira (12). Ainda não se sabe se Francisco fez a leitura completa da homília desta sexta (14).

Antes de começar a delegar as leituras de discursos, o papa já pareceu um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus no domingo (2).

FONTE/CRÉDITOS: REUTERS
Comentários:

Veja também

Fique a vontade para nos enviar sua mensagem!