A Rádio Mais Ouvida em Quirinópolis

(64) 3651-1452

Notícias/Saúde

Menino que passou mal após comer lagartixas: saiba os riscos de ingerir esse tipo de animal

Médico explicou que existe o risco do animal estar infectado com diversos parasitas que colocam em risco a saúde.

Menino que passou mal após comer lagartixas: saiba os riscos de ingerir esse tipo de animal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por Thauany Melo, g1 Goiás

 
 

Saiba quais são os riscos de ingerir lagartixas
Saiba quais são os riscos de ingerir lagartixas

Uma criança de 11 anos passou mal após comer lagartixas fritas oferecidas pela madrasta e pela mãe dela, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo as duas mulheres, o hábito alimentar era comum na infância delas.

 

Segundo a mãe do menino, Raquel de Souza, ele teve dor de cabeça, sentiu fraqueza, ficou com a língua inchada, teve diarreia, além de ter vomitado e urinado um líquido escuro. A criança ficou internada três dias. Para entender melhor sobre os riscos de se consumir o animal, o g1 consultou especialistas.

 

 

O médico infectologista Marcelo Daher explicou que existe o risco do animal estar infectado com diversos parasitas que colocam em risco a saúde.

 

“O risco de adquirir uma doença é muito grande. Existe risco de sensibilização pela própria proteína do animal e risco de reação alérgica grave. Tem que ter muita atenção e muito cuidado com a ingestão de alguns animais silvestres”, pontou o médico.

 

Segundo Daher, o risco é ainda maior quando se trata do consumo do animal cru ou malpassado."Não é recomendado a ingestão, principalmente a ingestão desse animal cru ou malpassado, porque tem um risco maior ainda. Se, porventura, for fazer a ingestão desses animais, que eles sejam bem cozidos, bem passados, que estejam limpos. Mas existe um risco sim”, completou.

O médico nutrólogo Pedro Neviani afirmou que não há valor nutricional na lagartixa e que alguns países adotam lagartos nas culinárias, mas são espécies diferentes das encontradas no Brasil. "Em países asiáticos há o consumo de alguns lagartos específicos, mas não as lagartixas que temos no Brasil", disse.

Pedro Neviani explicou que os sinais de contaminação após o consumo do alimento inapropriado são diarreia, fraqueza e, em casos mais graves, febre.

 

"Além de infecções intestinais, com diarreia e desidratação, podemos ter quadros até mais graves devido a intoxicação com inseticidas", afirmou o nutrólogo.

 

O biólogo Edson Abrão também afirmou que a lagartixa, apesar de não ser venenosa ou peçonhenta, tem muitos parasitas e bactérias prejudiciais aos seres humanos.

“A maioria delas tem um parasita chamado platynosomum, que causa uma doença chamada plastinomose, muito comum em cães e gatos”, explicou o biólogo. A plastinomose causa sintomas como desidratação, diarreia e dores abdominais.

O biólogo explicou ainda que a lagartixa se alimenta de pequenos insetos, como escorpiões, lacraias, aranhas venenosas e baratas.

 

"Ela ajuda a dar uma limpeza na nossa casa. Se você tem uma lagartixa na sua casa, deixa ela lá. O problema é que esses animais andam no chão, perto de esgotos e ali possui muitas doenças, bactérias, viroses, fungos e outros parasitas", afirmou.

 

Menino de 11 anos fica em estado grave após comer lagartixa, em Formosa, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Raquel de Souza

Menino de 11 anos fica em estado grave após comer lagartixa, em Formosa, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Raquel de Souza

Comentários:

Veja também

Fique a vontade para nos enviar sua mensagem!