A Rádio Mais Ouvida em Quirinópolis

(64) 3651-1452

Notícias/Mundo

Lula e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta; pauta tem crise por região de Essequibo

Após encontro com Mohamed Irfaan Ali, presidente brasileiro seguirá para São Vicente e Granadinas, onde se encontrará com o chefe do governo venezuela

Lula e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta; pauta tem crise por região de Essequibo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Lula participou de sessão especial com chefes de governo da Caricom na quarta-feira (28), incluindo o presidente da Guiana

Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília

 

 
 
 
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre nesta quinta-feira (29) o segundo dia de agenda na viagem internacional que faz a Georgetown, capital da Guiana. Na quarta (28), Lula participou da cúpula de chefes de Estado da Comunidade Caribenha (Caricom).

Lula participou de sessão especial com chefes de governo da Caricom na quarta-feira (28), incluindo o presidente da Guiana. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

 Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta, o presidente brasileiro terá uma reunião bilateral com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali. Nesse encontro, Lula vai abordar a disputa do país sul-americano com a Venezuela pelo território de Essequibo e tentar facilitar um diálogo entre os dois países para resolver o conflito.

Venezuela afirma ser a proprietária legítima da região, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país.

 

A área é rica em recursos naturais e biodiversidade. A realização de um referendo na Venezuela no ano passado, ratificando o desejo de anexar a região, reacendeu a disputa de décadas e também o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.

Infográfico mostra como é a fronteira entre o Brasil e Essequibo, região da Guiana que a Venezuela quer anexar. — Foto: Editoria de Arte/g1

Infográfico mostra como é a fronteira entre o Brasil e Essequibo, região da Guiana que a Venezuela quer anexar. — Foto: Editoria de Arte/g1

 

Recursos e meio ambiente

 

Na conversa, os presidentes também vão falar sobre a descoberta de grandes reservas de gás natural e petróleo e como explorá-las minimizando os danos ao meio ambiente.

Depois, Lula viaja para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe. Na sexta-feira (1º), o presidente brasileiro participa da abertura da cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

 

Lula deve se reunir com o chefe de governo da Venezuela, Nicolás Maduro, em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, para onde viajará após as agendas na Guiana. O país será palco da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A reunião de Lula e Maduro deve acontecer no mesmo dia da cúpula da Celac, 1º de março, em meio a críticas ao presidente venezuelano por ações que põem em risco o Acordo de Barbados, que prevê eleições transparentes na Venezuela, neste ano.

Integram a comitiva do presidente a ministra Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento, e os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Renan Filho, dos Transportes; e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional.

Comentários:

Veja também

Fique a vontade para nos enviar sua mensagem!