Por Jornal Nacional
Acesso à internet cresce no Brasil, em 2022, em todas as faixas etárias, aponta IBGE
Três gerações de olhos nas telas. Eles acompanham juntas a evolução da tecnologia. Maria Nair Sampaio Machado, de 95 anos, não se aperta com o smartphone de última geração.
“Eu uso para tudo. Para ver hora, para ver o noticiário. Em suma, tudo o que tiver de importante, eu vejo pelo celular”, conta.
A dentista Maria Regina Sampaio Machado, filha da Maria Nair, nem se lembra mais que na casa existe um computador.
“Computador eu não uso mais. Praticamente é uma vez por ano para fazer imposto de renda. E o celular eu uso para tudo”, diz.
E a publicitária Lylia Machado Soares de Lima, filha da Regina, até usa o notebook porque ela trabalha com marketing digital. Mas, no celular, também resolve tudo.
“Eu consigo captar uma imagem, eu consigo editar. Tudo do celular”, afirma.
O IBGE registrou que, em 2022, quase 88% dos brasileiros de 10 anos ou mais usaram a internet. Um recorde: são mais de 161 milhões de pessoas. Apesar da evolução, ainda temos muitos excluídos digitais, principalmente no Norte e no Nordeste.
"A gente precisa de políticas públicas que façam esses usos e esse acesso à internet chegar nesses lugares mais longínquos, mas também de politicas públicas que permitam essas pessoas usarem de uma forma melhor essas tecnologias", diz Renata Tomaz, professora da FGV ECMI.
Seu Wi-Fi está seguro? Veja dicas para proteger a internet sem fio de invasores
O equipamento mais utilizado para navegar na rede é, de longe, o celular. Enquanto isso, o índice de pessoas que acessa a internet pelo computador recuou de 63% para 35,5% em seis anos.
A sala das famílias brasileiras está cada vez mais conectada. A TV com acesso à internet abriu um mundo de possibilidades como: a interação entre todas as telas e o streaming, que pela primeira vez entrou na pesquisa do IBGE. Filmes, séries, TV ao vivo no celular, dentro do ônibus, no metrô ou em casa, pelo aplicativo que o usuário pode baixar na própria TV. Os serviços de streaming já estão presentes em mais de 43% dos domicílios com aparelhos de TV no Brasil, o que faz o acesso à internet pela televisão superar o acesso por computadores.
"A partir de agora, você tem televisões que se conectam à internet e consegue te entregar tudo o que a internet te entrega", diz Lylia.
Como na casa da Nair, uma mulher hiper conectada ao agora.
Comentários: