A Rádio Mais Ouvida em Quirinópolis

(64) 3651-1452

Notícias/Quirinópolis

Abastecimento de água é retomado em Quirinópolis após queda abrupta na vazão do Rio das Pedras

População cobra explicações e investimentos em preservação do manancial

Abastecimento de água é retomado em Quirinópolis após queda abrupta na vazão do Rio das Pedras
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Saneago afirma que fiscalização cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O abastecimento de água em Quirinópolis voltou ao normal nesta quarta-feira (21/08), após uma queda abrupta na vazão do Rio das Pedras, registrada no dia anterior. O incidente gerou preocupação entre os moradores, que passaram as últimas horas cobrando explicações e exigindo mais investimentos e cuidados para preservar o manancial que abastece a cidade.

O Rio das Pedras, que ao longo das décadas tem sido a principal fonte de água para a população, vem sofrendo com a degradação ambiental. Desmatamentos, plantações próximas ao curso d'água e gado pastando nas áreas de nascentes são alguns dos problemas que têm contribuído para a redução gradual do volume de água. Quem conhece o rio há mais tempo relata que, no passado, ele era um local frequentado por banhistas e pescadores, com águas bem mais profundas do que as atuais.

A situação crítica do rio foi agravada pela falta de investimentos suficientes por parte da Saneago, a empresa responsável pelo fornecimento de água em Quirinópolis. Apesar de arrecadar valores consideráveis e estar com o contrato vencido desde 2016, a empresa continua a explorar o serviço na cidade. A causa da diminuição abrupta do volume de água ainda não foi totalmente esclarecida, mas há suspeitas de que algum desvio do curso d'água possa estar relacionado ao ocorrido, já que é improvável que o rio seque de forma tão repentina.

Em resposta à crise, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Lucas, informou que a prefeitura está realizando vistorias para descobrir as causas da redução repentina no volume de água. A Saneago, por sua vez, enviou uma nota em que informou que o Rio das Pedras sofreu uma redução de vazão de cerca de 20% no dia 19 de agosto, o que causou interrupções no sistema de abastecimento de água do município. Técnicos da empresa executaram uma limpeza na captação de água bruta para aumentar a quantidade de água acumulada e garantir o funcionamento da Estação de Tratamento de Água, retomando o bombeamento de água de forma gradual.

Apesar do retorno do abastecimento, a Saneago ressaltou que a fiscalização e a gestão do manancial são responsabilidades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está realizando as vistorias necessárias. Até a publicação desta matéria, a secretaria não havia respondido aos questionamentos sobre o motivo da queda abrupta na vazão do rio.

(Foto: reprodução/ redes sociais)

Comentários:

Veja também

Fique a vontade para nos enviar sua mensagem!